dom. abr 28th, 2024

Gemini vs. Bard: qual a diferença entre as duas IAs do Google

Gemini e Bard diferem pouco quando o assunto é uma definição simples, afinal os dois são ferramentas de inteligência artificial. Mas a diferença é um tanto conceitual, confira.

Em 2023, o Google colocou duas IAs no mercado: em março, a empresa lançou Bard, chatbot visto como rival do ChatGPT, da OpenAI. Oito meses depois, a big tech divulgou o Gemini, um modelo mais avançado de inteligência artificial – e que o Google garante ser melhor que o GPT-4.

Mas, afinal, qual é a diferença entre as duas IAs do Google?

O que é o Gemini?

Gemini é a mais nova inteligência artificial lançada pelo Google. Segundo a empresa, este é o seu modelo de IA mais flexível, capaz de funcionar com eficiência desde dispositivos móveis até data centers.PUBLICIDADE

“O Gemini vai melhorar significativamente a forma como os desenvolvedores e empresas constroem e escalam soluções com IA”, disse a empresa, durante o comunicado de lançamento da ferramenta.

A companhia também promete que a IA consegue “organizar, compreender, operar e combinar diferentes tipos de informação”, o que significa que ele atende aos comandos dos usuários seja por texto, imagem, vídeo, áudio ou códigos.

Gemini foi lançado em três versões:

  • Gemini Ultra: o maior modelo da IA, voltado para tarefas altamente complexas (e que chega ao mercado só no início de 2024);
  • Gemini Pro: modelo para realizar uma grande variedade de tarefas e disponível dentro do Bard;
  • Gemini Nano: mais eficiente para realizar tarefas em dispositivos.

O que é o Bard?

De forma simplificada, o Bard pode ser entendido como um chatbot integrado ao sistema do Google. Ele é alimentado por PaLM 2, um modelo de IA próprio do Google que também alimenta vários outros recursos da big tech.

O bot nasceu para rivalizar com o ChatGPT, e é conhecido por sua capacidade de compreender o contexto e gerar respostas em formato de chat.

Gemini x Bard

Gemini e Bard diferem pouco quando o assunto é uma definição simples, afinal os dois são ferramentas de inteligência artificial. Mas a diferença é um tanto conceitual: enquanto Bard é um chatbot (plataforma final), Gemini é um modelo de linguagem multimodal (a tecnologia em si).

É por isso que, agora, o próprio Bard passa a ser alimentado com o Gemini, ou seja, a plataforma final passa a utilizar o novo modelo de linguagem do Google (Gemini Pro).

Com isso, o Google afirma que o chatbot passa a ter capacidade de compreender, resumir, raciocinar, fazer brainstorming, escrever e planejar. “Essa é a maior melhoria de qualidade do Bard desde o seu lançamento”, disse a empresa.

Fonte: Época Negócios

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com